domingo

Comida, gênero e outras cositas mas.

Confesso que durante a semana pensei em muitas coisas para escrever aqui. Mas hoje a cabeça ficou oca e está difícil enchê-la com alguma coisa.
Mas vamos, lá.
O que ficou de diversas divagações nos caminhos para os lugares foi essa ideia de que precisamos retomar toda questão alimentar em nossas mãos.

Desde de que me entendo por gente comida foi uma questão, seja porque sempre tive problemas com o meu peso reais e imaginários. Seja porque minha mãe se importou  muito com a nossa alimentação quando éramos crianças. Seja porque quando fiquei totalmente vegetariana as pessoas se incomodavam muito com esse assunto. Alias só pra constar,tenho uma regra pessoal muito importante: "Cada um come o que bem entender." Não sou a favor da patrulha da comida, sabe aquela pessoas que fica "Ih você come isso?", "Ih você como aquilo", se é um adulto posso conversar, dar dicas e falar sobre a minha opinião sobre aquilo, mas sem patrulhar ninguém.

Enfim comida é uma necessidade básica precisamos comer todos os dias, ou deveríamos,  e que nos mantém vivo, saudáveis e com energia para estar no mundo. Mas, a modernidade fez com que tudo que seja relacionado as necessidades mais primitivas fosse negligenciado ou transformado em negócio bilionários e nesse caso, genocidas.

A maioria de nós não tem a mínima ideia de onde vem, como são feitas, quem faz ou planta, quais os ingredientes dos alimentos que comemos. O assunto é extenso e dá ensejo para muitos escritos, mas temos alguns dados: somos o país que mais consome agrotóxicos no mundo, cada brasileiro médio come 4,5 l de agrotóxico por ano (Abaixo deixo alguns links para matérias e documentários sobre o assunto.). Não bastasse consumimos muito, mais muito mais açúcar e sal do que deveríamos e estamos acostumando nossas crianças a isso. Sem contar que fora isso não cozinhamos nossa própria comida, não nos damos ao trabalho de buscar alimentos mais vivos, mais locais e mais saudáveis.

Logo, vem a turma do sem radicalismos. Tudo bem sem radicalismos cada um dá conta da suas próprias escolhas, mas se você está começando a buscar novas formas aqui vão algumas dicas que uso todos os dias para me alimentar.

1. Procure comer frutas e legumes da época, isso significa que mesmo em sistema convencional (com agrotóxicos) é mais provável que a coisa esteja um cadinho menos contaminada. O ideal é se alimentar exclusivamente de alimentos orgânicos ou biodinâmicos ou agroecológicos.

2. Procure consumir coisas locais ou de perto de você, ninguém na face da terra vai me convencer que é melhor comer o cogumelo do himalaia do que a alface de um produtor amigo, isso é importante porque fortalece quem está perto e faz com que você consiga sempre se alimentar de produtos frescos.

3. Toda vez que bater aquela preguiça e dar uma vontade de desistir pense o seguinte: se alimentar de alimentos altamente industrializados (basicamente tudo que se vende no supermercado) e cheios de agrotóxicos é o mesmo que tomar um gole de veneno todo dia, se você não toma esse gole de veneno porque raios comeria esse veneno misturado na comida?

4. Tome cuidado com os modelos prontos que tendem a ser bem radiais, experimente o que te faz bem, leia sobre o assunto, não existe uma fórmula mágica, existe sim sensibilidade para perceber o que faz bem a cada um.

5. Não vale a pena fazer nada disso se você sofre com isso. Não adianta ficar, sei lá, sem tomar leite se você olha por leite e delira de vontade. Se é uma coisa que você deseja parar de fazer, passe pelo processo, vá diminuindo, vendo como seu corpo reage. Temos que nos alimentar com alegria e simplicidade.

6. Tem coisas que não tem jeito, ou você assume o risco de comê-las ou desiste.

7. E o mais importante seja feliz fazendo o que faz, assuma com respeito e tranquilidade as suas escolhas.

Alimentar-se é ato diário e é muito necessário que olhemos pra isso com mais amor e responsabilidade logo! Precisamos trocar a farmácia por uma quitanda orgânica.

O gênero e as cositas mas ficam para domingo que vem.

Segue como prometido links sobre os mais diversos assuntos divirtam-se e boa segunda-feira!

http://ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1843-dossie-abrasco-brasil-maior-consumo-agrotoxico-pesticida-herbicidas-fungicidas-inseticihttps://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGgdas-mundo-contaminacao-doenca-populacao-leite-materno.html

https://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

https://www.youtube.com/watch?v=fyvoKljtvG4

https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4





Nenhum comentário:

Postar um comentário