domingo

Tanta coisa no mundo

Faz uns dias uma espécie de melancolia ultra sensível se apoderou de mim.

Uma gatinha que foi lar temporário aqui em casa foi devolvida depois de 5 meses por ter quebrado um vaso e alguns copos dos antigos donos. Toda vez essas demonstrações de descaso e de objetificação do que é vivo me acontecem fico bem chateada.

Não porque acredite que bichos são mais importantes do que gente ou que pessoas que maltratam animais devem ir presas (é perverso prender,é vingativo. Pessoas que maltratam animais deveriam ser responsabilizadas através de pagamento de multas e de prestação de serviços. Sem contar que a prisão está falida desde sempre (vide Foucault).

Descartar um ser vivo que está vivendo com você há 5 meses, seja bicho ou gente demonstra como nossa humanidade está frágil. Transformamos seres em coisas e jogamos fora quando não mais nos convém. Fazemos isso com criança, mais obviamente quando crianças adotadas são devolvidas, mas também com as crianças paridas, quando relegamos a criança ao "cuidado" da televisão, ao cuidado de avós (cansou da boneca viva sabe?) e das babas.

Ter bichos é inconveniente: eles fazem barulho, estragam coisas, fazem coco, as vezes eles ficam doentes, as vezes você não pode viajar porque não tem quem cuide ou não pode pagar. Eles são vivos e demandam atenção.

Ter filho é também extremamente inconveniente, além de fazerem tudo que um bicho faz, vivem muito mais anos e demandam muito mais atenção e afeto. Você vai precisar ficar uns 20 anos da sua vida educando a criatura, pra começo de conversa.

Mas o ponto principal é que não temos bichos ou filho pela conveniência. É por todo o resto, pelo amor incondicional, pelos pequenos momentos que valem a vida.

Enquanto escrevo, meu dois gatos estão ao meu lado, apertadinho no meio da minha bagunça, só porque querem estar por perto. Pela presença deles em todos os momentos, passei a achar graça quando me acordam as 6 da manhã para pedir comida ou quando tenho que limpar as caixas de areia.

Ainda não tenho filhos, mas sei que existem incontáveis motivos para tê-los.

A vida sempre dá trabalho porque só se vive na imperfeição, no caminho, no fazer, não existe vida no que está acabado e pronto.

Mas a vida pode dar trabalho para um lado ou para outro. Eu sei que não devemos nos focar apenas no individuo culpabilizando e apontando, o outro como nós, só é no social e nós como sociedade temos que saber disso.

Mas tem dias em que temos que respirar fundo três vezes e procurar a beleza que não se fez óbvia.

A beleza que só é beleza quando nós a olhamos assim bela.

Excelente semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário